Distribuição:Amazonas, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Habitat:Prefere baixadas quentes com florestas. A localização das colônias varia podendo ser em galhos de árvores a pouca altura sobre a água, no alto de árvores no meio da mata ou em palmeiras na orla da floresta.
Características:23-26,0cm de comprimento. Voz rouca, misturada com assovios; canto barulhento.
Alimentação
Hábito alimentar
Onívoro.
Água
Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.
Alimento vivo
Larvas deTenebrio molitorou pequenas minhocas. Oferecer pequenas quantidade para todos os pássaros 3 vezes por semana, e diariamente para fêmeas com filhotes.
Ração
Diariamente: ração peletizada comercial para sabiás. Alguns criadores vem utilizando rações para outros animais, como cães ou leitões.
Farinhada
Para fêmeas com filhotes e pássaros na época de muda: mistura a base de ovo cozido, farinha de ostra, flocos de milho pré-cozidos e farelo de soja (submetido a processo industrial de tostagem). Adicionar um polivitamínico.
Frutas, legumes e verduras
Diariamente, desde que livres de agrotóxicos e bem limpas. Frutas como: maçã, mamão, laranja, goiaba, banana. Legumes: jiló, maxixe, berinjela, milho verde. Verduras: escarola, couve, serralha, almeirão.
Reprodução
Período de reprodução
Primavera e verão.
Período de descanso
Outono e inverno.
Fêmeas e filhotes
O imaturo é de cor de fuligem em vez de negra. As fêmeas são bem menores que os machos.
Maturidade sexual
24 a 36 meses.
Incubação
2 a 3 posturas por temporada, 2 a 3 ovos/postura, podendo os filhotes serem separados da mãe aos 40 dias de idade.
Viveiros individuais
A reprodução pode ser tentada em pequenos viveiros para cada casal, permitindo a visão entre os casais.
Viveiros coletivos
Trata-se de espécie que vive em colônias, portanto pode-se tentar a reprodução colocando-se vários indivíduos em grandes viveiros arborizados. Escolha machos de grande porte, de tamanho uniforme, e coloque um reprodutor para cada 3 a 4 fêmeas.
Ninho
Constrem um ninho em forma de bolsa com 40 a 70cm de comprimento, feito de gravetos e capim. Caixas de madeira ou balaios de palha, com um orifício lateral de entrada, podem ser uma alternativa. Deve-se colocar mais ninhos do que o número de fêmeas existentes no recinto, para se evitar brigas.
Material p/ ninho
Gravetos, fibra de palmeiras, folhas secas e raízes de capim.